terça-feira, 2 de julho de 2013

Pap trança em Trico)

A trança que vamos fazer é bem simples: tem apenas duas pontas. É como se pegássemos uma echarpe, dobrássemos ao meio e trançássemos, passando a ponta da direita para o lado esquerdo e a ponta do lado esquerdo para o direito.

Com essa imagem em mente, vamos passar para a trança de tricô. Diferentemente de quando trançamos a echarpe, a nossa trança é apenas um detalhe, ou seja, não vamos usar todos os fios para fazê-la. Dessa forma, precisaremos definir a largura da trança (quantidade de fios). No caso da amostra do PAP, ela tem 12 pontos e a trança será feita com os seis (6) pontos centrais (4 a 9), os quais serão separados em duas partes iguais, formando a ponta direita (4 a 6) e a ponta esquerda (7 a 9) da trança.

Outro detalhe é que ao trançar, uma das pontas da trança se sobrepõe a outra, formando um curva para um dos lados, definindo a direção. Assim, a trança pode ser torcida para a direita (a ponta da esquerda passa por cima da ponta da direita) ou torcida para a esquerda. No PAP a trança será torcida para a direita.

Por fim, precisamos definir o intervalo entre os elos. Isso irá afetar a aparência e volume. Na bolsa os elos estão bem espaçados. Na amostra, os elos etão mais juntos.

Parece simples, não? Mas como fazer a " trança" no tricô? O segredo é o seguinte: você sempre trabalha primeiro os pontos da ponta esquerda da trança. No nosso PAP, pegamos os pontos 3 a 5 (ponta direita), colocamos em uma agulha auxiliar, tricotamos os pontos 6 a 9 (ponta da esquerda) e então tricotamos os pontos da ponta direita (3 a 5), formando a trança.

Para que a trança fique torcida para direita, o truque é deixar a agulha auxiliar (com os pontos da ponta direita) atrás do trabalho, tricotando os demais pontos na frente dela. Se, no entanto, a intenção for torcer a trança para a esquerda, coloque a agulha auxiliar na frente do trabalho e tricote os pontos por trás dela.

Explicações concluídas, vamos ao trabalho!

Vamos fazer uma trança com dois elos, virada para a direita, usando 6 pontos e com intervalo de 7 carreiras entre cada elo.

Pontos utilizados: direito: meia, avesso: tricô.

Usei o fio Natural da Círculo e agulha tamanho 5.


Passo-a-Passo

  1. comecei montando 12 pontos na agulha e fiz 8 carreiras, sendo o lado direito todo em meia e o avesso todo em tricô;

  2. você vai precisar também de uma agulha auxiliar de trança. Caso não tenha, pode usar uma outra agulha de tricô ou um alfinete para deixar os pontos em espera.

  3. vamos fazer a nona carreira, que terá o 1o elo da trança. Vamos começar fazendo, em meia, os três primeiros pontos (1 a 3);

  4. com os seis pontos seguintes (4 a 9) será feito o primeiro elo da trança. Para fazer a torção, vamos pegar os pontos 4 a 6 e colocar em uma agulha auxiliar, em espera. Nós vamos tricotá-los mais tarde;


  5. isso feito, vamos seguir tricotando normalmente em meia os pontos 7 a 9 que se encontram na agulha;

  6. agora temos na agulha da direita os pontos 1 a 3 e 7 a 9. Os pontos 4 a 6 estão na agulha auxiliar e os três finais, 10 a 12, ainda estão na agulha da mão esquerda;

  7. isso feito, vamos trabalhar os pontos da agulha auxiliar (4 a 6), tricotando em meia;

  8. ao terminar de tricotar os três pontos, seu trabalho ficará assim:

  9. por fim, vamos tricotar em meia, os três pontos finais (10 a 12), concluindo a nona carreira. Note que já dá para ver a trança.

  10. a partir de agora iremos tricotar 7 carreiras normalmente, ou seja, sem fazer a trança. Dessa forma a décima carreira, seria o avesso da trança e seria toda trabalhada em tricô. Já a 11a, feita pelo lado direito do trabalho é toda em ponto meia. Você irá continuar desse jeito até completar 16 carreiras;


  11. chegamos a carreira 18, onde irempos fazer o segundo elo (torção) da trança. ela será feita exatamente da mesma forma da carreira nove. Assim, repita os passos 3 a 10 e você completará a amostra que deverá se parecer com a da foto abaixo:



Para que que o PAP ficasse completo, fiz mais duas amostras, uma com a trança torcida para a esquerda (PAP 2) e outra com um elo torcido para cada lado (PAP 3).


Para ver todas as fotos dos PAPs, clique aqui.
Creditos Tina (Prazer em Servir)

Nenhum comentário:

Postar um comentário