Com essa imagem em mente, vamos passar para a trança de tricô. Diferentemente de quando trançamos a echarpe, a nossa trança é apenas um detalhe, ou seja, não vamos usar todos os fios para fazê-la. Dessa forma, precisaremos definir a largura da trança (quantidade de fios). No caso da amostra do PAP, ela tem 12 pontos e a trança será feita com os seis (6) pontos centrais (4 a 9), os quais serão separados em duas partes iguais, formando a ponta direita (4 a 6) e a ponta esquerda (7 a 9) da trança.
Outro detalhe é que ao trançar, uma das pontas da trança se sobrepõe a outra, formando um curva para um dos lados, definindo a direção. Assim, a trança pode ser torcida para a direita (a ponta da esquerda passa por cima da ponta da direita) ou torcida para a esquerda. No PAP a trança será torcida para a direita.
Por fim, precisamos definir o intervalo entre os elos. Isso irá afetar a aparência e volume. Na bolsa os elos estão bem espaçados. Na amostra, os elos etão mais juntos.
Parece simples, não? Mas como fazer a " trança" no tricô? O segredo é o seguinte: você sempre trabalha primeiro os pontos da ponta esquerda da trança. No nosso PAP, pegamos os pontos 3 a 5 (ponta direita), colocamos em uma agulha auxiliar, tricotamos os pontos 6 a 9 (ponta da esquerda) e então tricotamos os pontos da ponta direita (3 a 5), formando a trança.
Para que a trança fique torcida para direita, o truque é deixar a agulha auxiliar (com os pontos da ponta direita) atrás do trabalho, tricotando os demais pontos na frente dela. Se, no entanto, a intenção for torcer a trança para a esquerda, coloque a agulha auxiliar na frente do trabalho e tricote os pontos por trás dela.

Vamos fazer uma trança com dois elos, virada para a direita, usando 6 pontos e com intervalo de 7 carreiras entre cada elo.
Pontos utilizados: direito: meia, avesso: tricô.
Usei o fio Natural da Círculo e agulha tamanho 5.
Passo-a-Passo
- você
vai precisar também de uma agulha auxiliar de trança. Caso não tenha,
pode usar uma outra agulha de tricô ou um alfinete para deixar os pontos
em espera.
- vamos fazer a nona carreira, que terá o 1o elo da trança. Vamos começar fazendo, em meia, os três primeiros pontos (1 a 3);
- com
os seis pontos seguintes (4 a 9) será feito o primeiro elo da trança.
Para fazer a torção, vamos pegar os pontos 4 a 6 e colocar em uma agulha
auxiliar, em espera. Nós vamos tricotá-los mais tarde;
- isso feito, vamos seguir tricotando normalmente em meia os pontos 7 a 9 que se encontram na agulha;
- agora
temos na agulha da direita os pontos 1 a 3 e 7 a 9. Os pontos 4 a 6
estão na agulha auxiliar e os três finais, 10 a 12, ainda estão na
agulha da mão esquerda;
- isso feito, vamos trabalhar os pontos da agulha auxiliar (4 a 6), tricotando em meia;
- ao terminar de tricotar os três pontos, seu trabalho ficará assim:
- por fim, vamos tricotar em meia, os três pontos finais (10 a 12), concluindo a nona carreira. Note que já dá para ver a trança.
- a
partir de agora iremos tricotar 7 carreiras normalmente, ou seja, sem
fazer a trança. Dessa forma a décima carreira, seria o avesso da trança e
seria toda trabalhada em tricô. Já a 11a, feita pelo lado direito do trabalho é toda em ponto meia. Você irá continuar desse jeito até completar 16 carreiras;
- chegamos a carreira 18, onde irempos fazer o segundo elo (torção) da trança. ela será feita exatamente da mesma forma da carreira nove. Assim, repita os passos 3 a 10 e você completará a amostra que deverá se parecer com a da foto abaixo:
Para que que o PAP ficasse completo, fiz mais duas amostras, uma com a trança torcida para a esquerda (PAP 2) e outra com um elo torcido para cada lado (PAP 3).

Para ver todas as fotos dos PAPs, clique aqui.
Creditos Tina (Prazer em Servir)
Nenhum comentário:
Postar um comentário